ATIVIDADES DA NOSSA ORGANIZAÇÃO

 

A Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas representa e defende os interesses dos Associados junto da Autoridade reguladora, a ANAC, colaborando e cooperando com esta sempre que tal seja solicitado.

 

A associação acompanha os principais desenvolvimentos das Autoridades, entidades, organizações, comissões, grupos de trabalhos e associações nacionais e internacionais que tenham impacto direto na atividade regulamentar, assim como na investigação e desenvolvimento do setor de atividade.

 

A Associação, conjuntamente com os seus associados, elabora estudos, posições institucionais e pareceres sobre a utilização de aeronaves não tripuladas e respetivos sistemas, nas vertentes lúdica, desportiva, investigação e/ou comercial.

 

A APANT pretende promover ações de sensibilização junto dos utilizadores nas diversas vertentes, nos termos da legislação e regulamentação em vigor, assim como a divulgação das normas e boas práticas que visem a prossecução da segurança da utilização das aeronaves não tripuladas no espaço aéreo português.

 

A APANT pretende colaborar com as Autoridades e entidades públicas nacionais, europeias e internacionais do setor da aviação civil, com outras associações e organizações nacionais ou estrangeiras, assim como com instituições académicas, para a promoção da investigação e desenvolvimento tecnológico e industrial deste setor de atividade.

A longo prazo, a associação pretende promover, junto dos seus associados e das entidades ou organismos competentes, a criação de centros de investigação e desenvolvimento, de modo a promover as condições e infraestruturas necessárias a estas atividades. Pretende ainda promover sinergias com outros centros de investigação nacionais e internacionais.