top of page

Como o SORA se desenvolverá no futuro próximo

SORA 2.5: Atualização no processo de aprovação operacional para a categoria específica


A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) anunciou que desenvolverá os procedimentos SORA e lançou oficialmente uma atualização apropriada durante o European Drone Forum 2022. Anteriormente, apenas os participantes do European Drone Forum (EDF) tiveram uma apresentação prévia exclusiva do novo SORA 2.5, já que Natale Di Rubbo (Drone Project Manager na EASA) apresentou com exclusividade os principais detalhes na importante conferência em Colônia, Alemanha.


Os operadores precisam de uma aprovação operacional seguindo IR (EU) 2019/947, emitida pela autoridade competente, para voar sistemas aéreos não tripulados (UAS) sob as regras da categoria específica. O processo de aprovação inclui a Avaliação de Risco Operacional Específico (SORA) para qualificar o risco da operação proposta pelo operador. Com base no tipo e desempenho do drone, bem como na operação planeada, o SORA exige que o operador tome medidas para reduzir o risco a um nível aceitável. Para obter os dados até agora, fatores qualitativos foram usados para avaliar o risco aéreo e terrestre. Fatores quantitativos serão usados no futuro para fornecer resultados ainda mais precisos. A EASA realizará um workshop nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2023 para os operadores aprenderem mais sobre a nova avaliação.


Os slides da apresentação estão disponíveis. Por favor, registe-se no boletim informativo EUROPEAN DRONE FORUM para ter acesso aos slides. Assim que a inscrição for confirmada, receberá um e-mail com os mesmos.

bottom of page